O que danado é ‘ROI’ Previdenciário?
“ROI” é um termo do mercado financeiro que significa “retorno sobre o investimento”, “taxa de retorno”, ou, simplesmente, “retorno”.
No planejamento previdenciário, o ROI representa a diferença entre o valor que o segurado precisa investir para obter determinada aposentadoria e o que receberá depois de aposentado, dentro de sua expectativa de vida.
Confuso? Vamos por partes.
No planejamento previdenciário, o advogado apresenta alguns cenários possíveis para a sua aposentadoria.
Todas as contribuições que você precisará fazer até o momento em que pretende se aposentar serão contabilizadas, assim como os “acessórios”, como o imposto de renda.
Às vezes, você também precisará indenizar períodos antigos em que não contribuiu, ou complementar períodos em que contribuiu a menor, para somar mais tempo de contribuição.
Todas essas despesas constituem o seu “investimento”.
Por outro lado, a “receita” será constituída por todos os salários de benefício que você receberá, do início da aposentadoria até o ano que o IBGE estima como a sobrevida média de um brasileiro.
Exemplo: se o IBGE calcula que um homem de 65 anos tem uma expectativa de vida de mais 15 anos, o total da “receita” será o valor mensal da aposentadoria vezes 12 meses vezes 15 anos.
O ROI, então, calcula-se descontando o total investido do total a ser recebido do INSS. Saber o ROI em cada cenário ajuda você a fazer a escolha mais vantajosa.
Para obter mais informações, marque uma consulta. O advogado previdenciarista é a pessoa mais indicada para tirar suas dúvidas e preparar seu melhor benefício.
(Fotos Polina Tankilevitch e Mart Production, no Pexels).
Comentários
Postar um comentário