É possível “planejar” minha aposentadoria?


Sim. Dependendo do tipo de segurado (empregado, individual, facultativo), é possível fazer um planejamento para obter o melhor benefício no momento da aposentadoria.


Mas o melhor benefício não é – necessariamente – a renda mais alta.

Vejamos um exemplo: um segurado de 50 anos de idade que possa se aposentar aos 75 anos de idade, com uma renda de R$ 4 mil reais, e também possa se aposentar aos 65 anos, com uma renda de 3 mil reais.

Dependendo da sua expectativa, os dez anos a mais que esse segurado vai ter que esperar, para ter a renda mais alta, pode não compensar a espera!


No planejamento previdenciário, o advogado vai testar alguns cenários possíveis e apresentar a você, incluindo os custos que você terá até a aposentadoria.

Assim, você pode escolher, com segurança, qual a opção que considera mais adequada.

Mas, que custos seriam aqueles? O valor das contribuições a serem feitas, imposto de renda, contribuição patronal e outros, dependendo do tipo de segurado. 

Podem ser também correções de problemas passados na vida previdenciária.

Diante da previsão de quanto é necessário investir até o momento em que vai se aposentar e de quanto receberá a partir da concessão do benefício, você pode fazer uma escolha bem informada sobre o seu futuro.



Para obter mais informações sobre o planejamento da sua aposentadoria, marque uma consulta. O advogado previdenciarista é a pessoa mais indicada para tirar suas dúvidas e preparar seu melhor benefício.

(Fotos de cottonbro, Rodnae Productions e Kindel Media, no Pexels)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que danado é ‘ROI’ Previdenciário?

“Sou Uber, tenho direito ao INSS?”

“Posso me aposentar com uma ÚNICA contribuição e pelo teto do INSS?!?”

Como evitar “surpresas” na hora de se aposentar